A 3ª Geração (3G) de redes celulares tem como objetivo oferecer serviços de dados com altas taxas de transmissão. Os objetivos iniciais estalecidos pelo IMT-2000 (UIT) foram de 2 Mbit/s em ambientes “indoor” e de baixa mobilidade.
Principais padrões para redes 3G.
[color=red]Padrão 3G[/color]
UMTS (WCDMA/HSDPA)
O Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) é o termo adotado para designar o padrão de 3ª Geração estabelecido para a rede das operadoras de celular como evolução para operadoras de GSM e que utiliza como interface rádio o Wideband CDMA (WCDMA) e suas evoluções
Tecnologia 4G: LTE Advanced e WirelessMAN-Advanced
A ITU estabeleceu as especificações para uma tecnologia ser denominada como sendo 4G. Uma determinada tecnologia é considerada 4G quando for reconhecida como um sistema IMT-Advanced(4G).
Em outubro de 2009 a LTE-Advanced foi avaliada como uma candidata à tecnologia 4G.
Em outubro de 2010 a ITU anunciou oficialmente a LTE-Advanced e WirelessMAN-Advanced, parte do Wimax IEEE 802.16m como tecnologias IMT-Advanced(4G).
O High Speed Downlink Packet Access (HSDPA) é um serviço de pacotes de dados, baseado no WCDMA, que otimiza a transmissão de dados na direção do telefone celular (Downlink ou enlace de descida). Existem várias versões de HSDPA com velocidades de pico de 1,2 Mbit/s, 1,8 Mbit/s, 3,6 Mbit/s, 7,2 Mbit/s, 10,2 mbit/s e 14,4 Mbit/s. O High-Speed Uplink Packet Access (HSUPA) faz o mesmo para o enlace de subida. Com o HSPA é possível utilizar os canais do HSDPA e HSUPA para VOIP.
Tempo de latência
Além da taxa de dados os vários releases procuram melhorar o tempo de latência, tempo que a resposta a dados enviados demora para voltar. A tabela a seguir apresenta uma comparação dos tempos de latência para as várias tecnologias.
O WCDMA e o HSDPA disponíveis são baseados duplexação por divisão de frequência (FDD), onde duas bandas diferentes são utilizadas para transmissão e recepção. As especificações do 3GPP incluem também uma versão com duplexação por divisão no tempo (TDD) onde a transmissão e a recepção utilizam a mesma banda de frequências de forma alternada. Uma variante do TDD é o Time Division-Synchronous CDMA (TD-SCDMA) desenvolvido principalmente para ser utilizado na China.
O passo seguinte ao HSPA previsto pelo 3GPP é um projeto chamdo de Long Term Evolution (LTE) baseado em Orthogonal Frequency Division Multiple access (OFDMA) e que tem por objetivos taxas de dados de 100 Mbit/s no down link com uma banda de 20 MHz.
Os relesase 5 e seguintes definiram também o IP Multimedia Subsystem (IMS), plataforma de serviços para aplicações multimidia implementado no “core” IP da rede para prover de forma uniforme serviços para os mais diferentes padrões de interface rádio.
Frequências
A maior parte dos sistemas WCDMA estão sendo implantados nas bandas de 1920-1980MHz/2110-2170 MHz alocadas pela UIT para 3G. Existem também implantações nas faixas de 850 MHz e 1900 MHz. Alguns vendors desenvolveram também o WCDMA para a faixa de 900 MHz
CDMA 2000 (EV-DO)
A tabela a seguir apresenta a evolução do EV-DO através das várias revisões de sua especificação.
No 1x EV-DO (Rev 0) é utilizada apenas uma portadora de 1,25 MHz dedicada apenas para dados. A partir da Rev. A esta portadora pode ser utilizada também para VOIP. A Revisão B permite a agregação de várias portadoras (1 até 15).