MVNO
O Mobile Virtual Network Operator (MVNO) ou Operador móvel virtual é um operador de celular que:
Não possui rede própria nem frequências.
Utiliza a rede de outras operadoras
Compra no atacado (minutos, SMS, dados,…)
Paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou
tem participação na receita.
O MVNO de sucesso tem:
Foco em segmento do mercado mal servido
Proposta de valor única para este segmento (superserviço)
Acesso a canais de distribuição não tradicionais
Menor custo de aquisição
Baixo custo operacional
Exemplos de segmento de mercado: grupos étnicos, corporativo, jovens e estudantes de universidades.
Modelos de negócio do MVNO
3 modelos básicos de relacionamento do MVNO com a operadora
O MVNO pode adotar diferentes modelos de negócio:
Atua como revenda colocando sua marca e fazendo a distribuição. Demais funções ficam com a operadora.
Oferece também conteúdo e aplicações. Utiliza o OSS, VAS, CRM, Billing da Operadora.
Se responsabiliza por toda a cadeia exceto a rede e compra apenas minutos, SMS e dados da operadora.
Ter uma infraestrutura própria para executar todas as funções do modelo 3 dá mais flexibilidade ao MVNO mas implica em um investimento maior.
MVNE
Uma solução intermediária é utilizar um Mobile Virtual Network Enabler (MVNE) para implementar parte das funções como OSS, VAS, CRM e Billing. Um MVNE é uma empresa diferente da operadora que possui estes sistemas e presta serviços para um ou mais MVNOs.
Vantagens e riscos para as Operadoras
Para existir MVNO em um país é necessário que pelo menos uma das operadoras de celular considere vantajoso se associar a um MVNO.
A principal vantagem para a operadora é a possibilidade de aumentar a receita e base de clientes com menor custo de aquisição.
Os possíveis riscos que o MVNO trás para as operadoras são a perda dos melhores clientes, aumento da competição e do churn. De qualquer forma é melhor para a operadora perder clientes para um MVNO associado do que para um MVNO do concorrente.