Caso você tenha um iPhone 4 ou iPhone 3GS e tenha feito jailbreak, e agora está tentando atualizar para uma nova versão do iOS pelo iTunes, poderá se deparar com um erro número 1015 ou 1004. Seu iPhone fica então preso na tela de inicialização.Temos um tutorial simples de tirar o iPhone do erro 1004 ou 1015 com o TinyUmbrella, mas algumas pessoas relataram que não resolve todos os casos.
Uma outra situação que acontece e você recebe os erros 1004 ou 1015 é quando tentamos voltar o firwmare do iPhone para um não autorizado pela Apple. Daí o erro pois o iTunes verifica com os servidores qual é a versão correta. A maneira de enganar o iTunes é alterando um arquivo de hosts do computador, dizendo que o servidor da Apple tem um endereço alternativo, criado pelos hackers que trabalham no jailbreak.
O procedimento abaixo funciona na maioria dos casos para quem salvou o SHSH do firmware do iPhone, podendo restaurar então um firmware de outa versão que não a mais atualizada.
Siga os passos para tentar resolver o erro 1004 ou 1015:
1. Conecte seu iPhone ao computador pelo cabo USB.
2. Coloque seu iPhone no modo DFU. É aquele procedimento de segurar o botão de ligar/desligar ao mesmo tempo que o botão “home” por 10 segundos, depois solta o botão lig/desl continuando a segurar no “home” por mais 10 segundos. Seu telefone fica na tela preta depois do procedimento.
3. Abra o iTunes que deverá informar que você tem um iPhone no modo de recuperação conectado. A tela do iPhone deverá continuar preta.
4. Vamos agora editar o arquivo que associa um endereço IP na internet a um nome.
No Windows o arquivo “hosts” fica no caminho:
“C:\Windows\System32\drivers\etc\”
No Mac OS X encontre o arquivo hosts pelo Finder em
“/etc/”
Você deve estar usando uma conta de administrador para poder editar este arquivo “hosts”. No Windows 7 faça isso abrindo o bloco de notas com o botão direito do mouse e depois em “Executar como Administrador”.
acrescente a seguinte linha no final:
74.208.105.171 gs.apple.com
obs: note o espaço entre o endereço IP e o nome gs.apple.com.
5. Salve o arquivo.
Estamos assim enganando o iTunes fazendo ele pensar que o endereço gs.apple.com é na verdade outro.
6. No iTunes clique no botão de restaurar, segurando a tecla shift (windows) ou alt (no Mac) para navegar até o arquivo IPSW que está tentando atualizar. Siga o procedimento do iTunes a partir de então normalmente.
2 pensamentos em “iPhone – Erro 1015 e 1004 no iTunes ao Recuperar o iPhone”
Bom dia, tenho um Iphone 4S, comprado em substituição a outro Iphone 4. Pois bem, recentemente, numa queda, meu novo aparelho teve contato com água, mas de forma rápida consegui enxugá-lo e não observei qualquer problema. Mesmo assim resolvi visitar assistência técnica e, ao abri-lo na IPHONE CONSULT – Recife, apesar de dois dos três sensores “acusarem” contato com líquido, não ficou evidenciado qualquer prejuízo nas partes ditas sensíveis do referido aparelho. Infelizmente, nos últimos dias, ele parou de “receber” sinal da operadora, permanecendo “buscando” sinal todo o tempo. Desliguei e religuei-o e nada. Fiz o boot, mas também não funcionou. Curiosamente, ao chegar a casa, percebi que havia atualização para o IOS 7.0.6. Realizei a atualização, pois achava que essa ferramenta resolveria o problema. Após realizá-la, o aparelho não saiu mais da tela do Itunes, mesmo com minhas várias tentativas de restaurá-lo às configurações de fábrica via Itunes. Retornei o aparelho à Iphone Consult – Recife e o técnico, dono, logo acusou ser problema de placa, oriundo do contato com substância líquida, no caso, água. Ofereceu-me, logo em seguida, a substituição “fora da garantia”, pagando a bagatela de R$ 799,00. Mesmo alertando-o de que o contato fora mínimo e que, supondo ser placa, o aparelho continuava ligando, só não saindo da tela do Itunes, lembrei-o de que o erro que dava era o 21, 29, 9 e, por último, “erro desconhecido (3)”. O técnico (dono) respondeu que sendo ero “3” ou “1” seria indicativo de problemas na placa. Levei o Iphone 4S para um “Pé de Escada”, expressão muito utilizada aqui em Recife. Na verdade, esse mesmo “profissional pé de escada” já consertou outro Iphone (o da minha esposa), também acometido por acidente com água e condenado por aquela empresa “Iphone Consult – Recife”. Até hoje o Iphone de minha esposa funciona perfeitamente. Fiz todo esse preâmbulo para fazer alguuns questionamentos:
1 – Não realizei, ainda, o modo de recuperação DFU e não sei se o “profissional pé de escada” sabe fazê-lo da forma correta. Ontem aquele profissional repassou-me que estava tentando reinstalar a versão IOS 5.0. Achei estranho, pois verifiquei em vários fóruns que eu deveria restaura para a versão IOS 6.1.3. Nesse sentido, será que essa opção resolveria? Se positivo, devo retornar ao IOS 6.1.3, como verifiquei noutro tópico da internet?
2 – Acaso não consiga êxito, existe outra forma de resolver esse problema?
Agradeço, desde já a ajuda e atenção.
Abraços a todos.
Tarcísio Lima
A recuperação desse erro muda a cada atualazação imposta pela Apple.
Hoje (13.07.2012) o metodo mais simples de retirar desse err e a criação de uma firmware custom na ultima versão.
Para criar a firmware recomendamos o Sn0wbreeze (windows) criando uma firmware já com jailbreak e na ultima versão.
Como esse erro ocorre somente em iPhone 3G e 3Gs vc pode criar uma custom 4.2.1 para o 3G e 5.1.1 para o 3Gs.
A restauração com firmware custom deve ser realizada com o iPhone em pwne DFU. E o arquivo host não modificado.
O pessoal da moderação deve tomar cuidado na postagens de tutoriais antigos já que o senário muda a cada processo. Um procedimento antigo executado em novas verões pode ser falal, principalmente quando se trata da baseband 06.15.00.
Cuidado ai pessoal! 🙂