O site Anandtech revelou nessa semana alguns detalhes sobre o novo processador A6 Apple utilizado no iPhone 5.
Apesar das desconfianças iniciais do novo processador ser baseado na arquitetura ARM Cortex-A15, o novo modelo é uma variação da própria Apple da arquitetura ARMv7.
O licenciamento da arquitetura ARM possui duas versões, uma de fabricação dos processadores e outra de uso das instruções da arquitetura.
O site revelou que no caso das versões A5 e A5X, a Apple utilizou o primeiro formato de licença, enquanto o A6 pode ser considerado como um processador completamente novo.
Todas essas informações foram dessa vez baseadas em dados obtidos através de análises técnicas, utilizando a ferramenta de desenvolvimento Xcode 4.5.
Inclusive, o autor Anand Lal Shimpi fez uma observação bastante pertinente, de que seria impossível aumentar o desempenho e autonomia da bateria, como a Apple declara, mantendo a mesma arquitetura.
A Apple não oficializou a velocidade do processador, mas informações de desempenho publicadas pelo Geekbench confirmaram que o A6 possui velocidade de 1.02GHz.
Os processadores A4 e A5 possuem velocidade de 800MHz.
A pontuação obtida pelo iPhone 5 até o momento é de 1.601 pontos. Apenas para comparação, a média do Galaxy SIII é de 1.688.
Sobre a memória, o iPhone 5 vem equipado com 1GB LPDDR2 de 1066GHz, capaz de oferecer transferências de até 8.5GB por segundo. Comparado com o iPhone 4S e iPad 2, ambos com banda de até 6.4GB por segundo.