Caros Colegas Técnicos,
Estou disponibilizando aqui o vídeo do quadro SAC do CQC para quem não assistiu o programa CQC de ontem. Temos ai um péssimo exemplo de profissional, se é que pode ser chamado assim, envergonha toda a classe de técnicos.
É triste perceber que exitem pessoas desse tipo em nosso ramo! Vergonha! Não há outra palavra para descrever, o camarada comete um furto ao trocar a placa do cliente, isso é algo inaceitável e crime previsto no código penal brasileiro.
Aproveito para lembrar a todos que em todas as áreas existem bons profissionais, especializados e realmente honestos que visam a satisfação e fidelização do cliente!
Falo isso pois estamos há 15 anos nos dedicamos a treinar profissionais da área e ver esse tipo de gente trabalhando na mesma área ao mesmo tempo que nós envergonha deixa claro que sempre espaço para os bons profissionais, além disso, nós mostra que estamos no caminho certo formando profissionais éticos e qualificados.
Fica uma dica para os consumidores, um assistência técnica que não faz check list na entrada do aparelho não pode ser séria, corra desse tipo de local. O check list é o primeiro indício que está deixando seu aparelho em um local realmente especializado.
Para quem não sabe o que é um check list vai ai os exemplos
Aproveito a oportunidade para discutir também o assunto preço, que é bem subjetivo, um smartphone não é um carro, em um carro dois tipos de defeitos podem causar o mesmo sintoma mas são facilmente distintos pelas pessoas, exemplo: seu carro pode parar de ligar hoje por conta de defeito na sua bateria, você leva a uma oficina que faz a troca da bateria, se daqui a um mês ele volta a parar de ligar por problemas na bomba de combustível são defeitos distintos e a garantia da bateria não irá cobrir o defeito da bomba de combustível, já em um celular isso não acontece, se ele parar de ligar devido a um conector defeituoso e daqui a um mês a placa principal entrar em curto e parar de ligar seu cliente vai querer garantia já que o aparelho dele tinha o mesmo sintoma, não liga, mesmo quando causado por defeitos diferentes.
Desta forma para definir o valor a ser cobrado por um reparo de aparelho em uma assistência técnica deve ser levado em conta o defeito, as ferramentas utilizadas para corrigi-lo, o custo para aquisição do conhecimento técnico, e o valor de mercado do aparelho.
No vídeo a suposta “especialista” que aproveito para lembrar, que apesar da boa vontade em ajudar e atender o programa, não usa pulseira anti-estática, jaleco, luvas ou dedeiras para abrir o aparelho isso me assusta pois só este fato pode danificar a placa do aparelho. Outra coisa que me assustou também foi o fato dela falar que cobraria R$30,00 para reconectar o flex de um Samsung S3, ok R$30,00 para conectar o flex mas vai arcar com o custo da garantia de um aparelho de valor médio R$750,00 por R$30,00 ?
Claro, entendo que na matéria podem ter cortado essa parte, mas pessoal, em casos como esse você tem duas opções, ou não se cobra nada do cliente e não há garantia nenhuma e ou se cobra o valor da manutenção e dá garantia total de 90 dias conforme a lei.
Quem decide o que fazer? Nesse caso a assistência, que faz o orçamento explica ao cliente e o mesmo pode aceitar ou não. Simples assim.
E qual serial o preço justo?
Na minha visão aproximadamente de 15 a 30% do valor do aparelho no momento, exemplo se um S3 vale hoje em torno de R$750,00 um conserto deverá levar em conta esse valor de mercado além do defeito, tempo gasto para conserto, ferramentas utilizadas, custo do conhecimento necessário para o conserto e risco da falha voltar a acontecer e eventual garantia. Assim a mão de obra de um aparelho desse deverá variar de R$110,00 à R$225,00. Fora o valor das peças quando houver.
Apesar da vergonha alheia de ser incluído na mesma classe desse tipo de picareta a matéria do CQC é importante para que o grande publico saiba que ao procurar uma assistência especializada deve-se ter cuidado e atenção e não buscar somente preço, alias quem vê só preço não vê qualidade! Procure pessoas treinadas, sérias e competentes!
E você o que acha? Deixe seu comentário dê sua opinião!
14 pensamentos em “CQC – SAC – ASSISTÊNCIA TÉCNICA SMARTPHONE – SIM EXISTEM TAMBÉM BONS PROFISSIONAIS”
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Boa noite gostaria muito em receber os arquivos de modelo de cheklist, e outros arquivos como tabelas de preços de serviços. Desde ja agradeço!
Bom dia . Alguém poderia me enviar anexo com arquivo de algum modelo de check list? Kleyberaires@gmail.com
Queria o telefone ou chat do SAC dá consertasamart
Bom site amigo.
o meu aparelho nao que reconhece o meu chip da claro
a marca dele l40
SE NÃO RECONHECE APENAS CHIP CLARO(SÓ EMERGÊNCIA) PODE ESTAR COM IMEI NA LISTRA NEGRA. CASO TENHA A NOTA FISCAL DIRIJA-A LOJA A SUA OPERADORA OU SEJA A RESPONSÁVEL PELO BLOQUEIO
Trabalho 10 anos com manutencao de celulares e trabalho honesto e com qualidade faco muito servico na frente do cliente e orcamento tambem, mas infelismente aqui na cidade tem muitos desses aprendiz de youtube e falsario denicrindo a imagem dos profissionais e se enriquecendo a custo dos clientes e fazendo substiuicao de pecas e entre outros. gostaria que o cqc conhecece minha cidade as lojas que aqui estao e tbm a minha, comprovando que tbm tem profissional honesto aqui. sou evandro da casa da assistencia tecnica de sorriso mt. #tinha que mostrar outro lado da moeda cqc
A QUESTÃO É QUE: QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. SABEMOS QUE DE TODA PROFISSÃO EXISTEM AS PESSOAS QUE AMA O QUE FAZ, E TAMBÉM AQUELES QUE SO FAZEM PELO DINHEIRO E COMETEM DESONESTIDADE.
trabalho a 10 anos com celular ja fiz curso de software na telecelula e aprendi a ser um profissional capacitado e honesto,achei essa materia do cqc um pouco desagradavel para nos lojistas.
Não fiz o meu curso na Telecelula, mas sou cliente, trabalho desde 1999 com manutenção e lembro que na época tinha que ser bom, honesto e dedicado no que se fazia, hoje tenho vergonha de dizer que trabalho com manutenção de celular, tem muitos que compram um jogo de chave, assiste uns vídeos no YouTube e diz que é técnico, furta peças de equipamentos fala mal dos colegas de profissão só pra ganhar o cliente, hoje está vergonhoso.
É sim amigo!hoje tem muitas pessoas por ai que se quer fizeram o curso e acham que são técnicos não sabendo a responsabilidade que é!mas os verdaderiros não caiem.eu comecei a tentar reparar sem curso,tomei bastante prejuizo,trabalhei e e fiz o curso aqui em SP e vejo hoje pessoas tomando prejuizo por não tomado o treino!!!
Sempre estou buscando o aperfeiçoamento que sei que está longe.um abraço a todos nós e ao parceiro TELECELULA
Fiz meu treinamento na Telecelula em 2009, em menos de um ano me tornei referencia em minha cidade, fui bem treinado, mas não vejo como falta de treinamento essa ação, mas sim como falta de carater! Quantas veses me chamaram de otário por não fazer esse tipo de ato pra ganhar dinheiro fácil! Mas infelizmente isso é algo comum no nosso país, pequenas corrupições que levam a corrupções maiores! Isso é vergonhoso, mas já nos acostumamos com o errado…