RMM-State: Prenormal – Corrigindo falha!

Hoje vou falar do “RMM-State: Prenormal” que gera o famoso erro no modo download da Samsung “Custom binary(RECOVERY) Blocked due remaining installment balance” ou “Only official released  binaries are allowed to be flashed”ou algo parecido.

 

Introdução
Atualização de dezembro (para alguns até mais antigos) nos trouxe um bloqueio diferente, que cria pânico entre os usuários como de costume. Isso não é um bloqueio para o desenvolvimento, e sim um bloqueio avançado para roubo ou golpes. Isso também tem um desvio, especialmente quando você é o proprietário do dispositivo.

Como funciona
Este bloqueio está no bootloader, mas o gatilho para ele está dentro do sistema, é difícil de reproduzir, mas geralmente acontece quando você conecta outro país sim do que o seu país de firmware, porque mudar o país pode não parecer um cara viajante e muito mais como um ladrão. Se você está no estoque rom todo esse tempo, você pode não sentir a mudança, como o dispositivo reinicia e apaga os dados, mas acabará por arrancar. O bom é que você já tem um binário personalizado instalado (rooted kernel ou twrp), já que você não pode mais inicializar porque o bootloader está impedindo que você inicialize em binários personalizados e altere o sistema.

Dispositivos confirmados para ter o bloqueio:

  • Samsung Galaxy S9 e S9 + – SM-G960F e SM-G965F
  • Samsung Galaxy Note 8 – SM-N950F
  • Samsung Galaxy S8 e S8 + – SM-G950F e SM-G955F
  • Samsung Galaxy A8 e A8 + (2018) – SM-A530F e SM-A730F
  • Samsung Galaxy Série A (2017) – SM-A320F / FL, SM-A520F e SM-A720F
  • Samsung Galaxy Note FE – N935F
  • Se você tem outro dispositivo que não o mencionado e você foi bloqueado, por favor me avise para atualizar a lista.

Como saber se você está bloqueado
Existem 3 coisas neste capítulo:

  1. Only official released  binaries are allowed to be flashed” aparece e agora você tem certeza de que foi bloqueado fora do seu telefone .
  2. Desativar o desbloqueio OEM ausente nas configurações do desenvolvedor, se o dispositivo tiver FRP.
  3. “RMM State= Prenormal” dentro do modo de download.

Como desbloquear
Como eu pessoalmente fiz, e outros usuários relataram, se você enfrentar qualquer uma das coisas acima, flasheie a stock mais recente de seu país com Odin, não reinicie, não desligue o sim e não desligue o conexão de rede por 7 dias completos (168h). Parece que após 7 dias de tempo de atividade, o estado do RMM é redefinido e você pode fazer o flash TWRP novamente sem problemas. Você pode ver o tempo de atividade nas configurações / sobre o dispositivo / status.

Como evitar ficar trancado novamente
Infelizmente, o bootloader não pode ser revertido para revisões antigas, então precisamos viver com isso. Meu amigo @ BlackMesa123 fez algumas investigações e descobriu como desabilitar esse bloqueio. Depois de esperar esses 7 dias, acesse a opção de configurações / desenvolvedor e ative o desbloqueio OEM. Para nunca mais ficar bloqueado, carregue o TWRP para o seu dispositivo (instale as instruções abaixo), inicie o TWRP (não inicie no rom ainda, pois você pode ficar bloqueado novamente), baixe e faça o flash dele aqui (não se esqueça de agradeço-lhe também por suas descobertas).
Você pode manter este zip perto e flash-lo depois de piscar qualquer custom rom, para ter certeza que você não vai ficar bloqueado novamente. O zip contém um script universal que desativa os serviços responsáveis. Pode ser exibido em qualquer dispositivo, se o dispositivo tiver o bloqueio, não será bloqueado novamente, caso contrário, nada acontecerá. Eu gosto de dizer “melhor prevenir do que remediar”.

Como instalar o TWRP com segurança
Considerando que você já está desbloqueado (esperou aqueles 7 dias), siga os próximos passos cuidadosamente:

  1. Certifique-se de ter baixado o mais recente Odin, drivers USB samsung instalados, a correção mais recente do RMM-State_Bypass e o TWRP mais recente disponível para o seu dispositivo.
  2. Coloque RMM-State_Bypass.zip no sdcard externo.
  3. Vá para configurações / Opções do desenvolvedor e ative o desbloqueio OEM (se você não visualizar as configurações do desenvolvedor, vá para Configurações / Sobre o telefone / Informações do software e toque em “Número da compilação” 10 vezes para mostrar o menu Opções do desenvolvedor).
  4. Reinicie o telefone no modo de download e conecte o cabo USB.
  5. Abra o Odin, vá em opções e desative o Auto-reboot e coloque o arquivo tar do TWRP na aba AP do odin, pressione Iniciar e aguarde.
  6. Quando Odin mostrar “PASS”, coloque o dispositivo em mãos, desconecte o cabo USB e pressione simultaneamente os botões “Home” + “Vol. Down” + “Power” até que o modo download desapareça.
  7. No preciso momento em que a tela fica preta, solte imediatamente o botão “Vol.Down” e pressione os botões “Home” + “Vol. UP” + “Power” durante 10 a 15s para entrar com força no TWRP.
    *** Não inicialize em rom porque ele trancará seu dispositivo novamente !!!!
  8. Quando a recuperação personalizada for inicializada, deslize para “Permitir modificação” e faça um flash RMM-State_Bypass.zip

Agora você pode reinicializar em rom e nunca mais ser bloqueado novamente.
Se alguma das etapas acima falhar, refaça a partir da etapa 1, com mais cuidado desta vez.

Como fazer root com segurança
Considerando que você já está desbloqueado (esperou por esses 7 dias) e você tem o TWRP instalado, siga os próximos passos cuidadosamente:

  1. Faça o download do zip root (os links de download estão no segundo post) e coloque o zip no sdcard externo
  2. Inicialize no TWRP e passe “Permitir modificações”.
  3. Vá até o menu Limpar e selecione “Formatar dados” – observe que isso apagará todos os seus dados, incluindo o armazenamento interno.
  4. Reinicialize a recuperação, passe para “Permitir modificação” e faça um flash RMM-State_Bypass.zip
  5. Flash zip root baixado no passo #1.
  6. Reinicie o telefone no sistema.
  7. Após a inicialização no assistente de configuração, certifique-se de desmarcar dados de diagnóstico.

Se alguma das etapas acima falhar, refaça a partir da etapa 1, com mais cuidado desta vez. 

(Fonte: XDA)

 

Depois que fiz este processo finalmente tinha me livrado do RMM State(ufa!), porém, toda vez que instalava a firmware eu enfrentava o problema de esperar 7 dias para fazer novas customizações. Até que descobri como forçar o desbloqueio.

 

Como forçar o desbloqueio

  1. Force a liberação do OEM fazendo esses procedimentos nessa ordem: atrasa a data em 8 dias ou mais, checa atualização de software. Reinicia o celular. Checa atualização novamente, reinicia o celular. Liga o modo desenvolvedor e, se OEM não apareceu, aguarde 1h.
  2. Opção desbloqueada, tenha em mãos o Odin , o recovery TWRP, o Root de sua preferencia(Magisk, SuperSU) e o “RMM-State: Bypass”
  3. Passe o RMM State, o zip do Magisk e o apk para o cartão de memória. Abra o Odin, desmarque a opção Auto Reboot e conecte o celular em modo download. Clique em AP e selecione o arquivo do TWRP. Inicie o flash.
  4. Aperte a combinação de botões para entrar em modo download, mas antes que a tela acenda aperte o botão de volume + para entrar no recovery.
  5. Ainda no TWRP, clique em Wipe e selecione ” Format Data “.
  6. Volte a tela inicial do recovery, procure o arquivo RMM State e dê flash. Dê o flash do Magisk e pronto. 😀

Só por segurança, depois de tudo, dá flash do RMM State de novo

(Fonte: G+)

 

Após ter feito este processo você terá seu aparelho livre para fazer customizações. Para duvidas e dicas deixem nos comentários ou mandem inbox.

RMM-locked-download-mode.jpg

RMM-State_Bypass_Mesa_v2.zip

Magisk-v16.0.zip

Odin3_v3.13.1.zip

Deixe um comentário

3 pensamentos em “RMM-State: Prenormal – Corrigindo falha!”