O mercado brasileiro de telefones celulares atingiu a marca de 14,1 milhões de aparelhos vendidos no primeiro trimestre de 2013 de acordo com estudo realizado pela IDC, o que significa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2012. Deste total 5,4 milhões foram smartphones e 8,7 milhões, feature phones.
“O bom resultado alcançado no trimestre é atribuído a fatores como o aumento do mix de produtos por parte dos principais fabricantes que, atentos aos mercados emergentes, começaram a oferecer aparelhos voltados para diversos bolsos e necessidades, acelerando a competição entre eles e gerando uma redução de preço para o consumidor final”, afirmou
O estudo mostrou que o preço médio do smartphone passou de US$ 439 no primeiro trimestre de 2012, para US$ 384 no primeiro trimestre de 2013. “Vale lembrar que no primeiro trimestre de 2013 ainda não estava em vigor a ‘MP do Bem’ para smartphones”, reforçou o analista da IDC, completando que a medida deverá reduzir os preços destes dispositivos em até R$ 199. “Na média, a redução será de R$ 69”.
No primeiro trimestre de 2013 também houve a retomada de compra de aparelhos por parte das operadoras junto aos fabricantes. Esse segmento representou 50% das vendas nos últimos três meses do ano passado, saltando para 60% no primeiro trimestre de 2013.
Já em abril deste ano, o levantamento mostrou que o mercado de celulares no Brasil apresentou um crescimento de 5% frente a março de 2013, alcançando a marca de 5.8 milhões de unidades vendidas neste período. “Esse crescimento ocorreu devido ao abastecimento de produtos por parte dos fabricantes aos seus canais de vendas, visando às vendas do dia das mães em maio”, afirmou Munin.
Até o fim do ano, a IDC espera que sejam comercializados pouco mais 28 milhões de celulares inteligentes no Brasil, o que representaria 45% de penetração de mercado para este tipo de aparelho e um crescimento de 79% frente ao ano de 2012.