IOs x Android x Windows Phone – Qual escolheria ?

Qual é o melhor: iOs 7, Windows 8 ou Android 4.2?

Você prefere um sistema operacional aberto ou fechado? Customizável ou Fixo? Gosta de baixar inúmeros apps ou se contenta com o básico? Este artigo faz uma comparação entre os principais S.O. mobile do mercado para te ajudar a escolher!

De acordo com a IDC, Android, iOS e Windows Phone são os três sistemas operacionais para celulares mais utilizados no Brasil. Mas afinal, como escolher entre eles? Avalie as características e compare as versões Android 4.2, iOS 7 e Windows Phone 8 (WP).

* Personalização

O Android é o que permite uma maior personalização pelo usuário. Nele, é possível alterar os widgets e ícones da área de trabalho, papel de parede e descanso de tela. Também é possível baixar vários apps que customizam ainda mais o aparelho. Além disso, o Android costuma ser personalizado por cada fabricante, que adiciona novos recursos como melhor lhes convém.
Já no iOS o usuário consegue alterar basicamente papéis de parede e ícones da área de trabalho, enquanto no WP é possível configurar quais apps serão mostrados nas live tiles, o que pode garantir um resultado visual diferenciado.

* Desinstalação de aplicativos

Em aparelhos com iOS e WP, para desinstalar um app basta manter pressionado o seu respectivo ícone por alguns segundos e então clicar no “x” (no caso do iOS) ou na opção “Desinstalar” (no caso do WP). No Android, você deve acessar a Google Play, clicar em “Configurações” > “Meus Aplicativos” e, após localizar o app que deseja desinstalar, clicar sobre ele. Em seguida, clicar na opção “Desinstalar”.

* Central de Controle

No Android e no iOS a central de controle permite que sejam configurados itens como volume do toque, bluetooth, wi-fi, redes de dados, modos do aparelho (avião, normal), etc. No Android é possível acessar os controles deslizando os dedos de cima para baixo enquanto no iOS você deve deslizá-los de baixo para cima.
No WP, de acordo com a própria Microsoft, o aplicativo Data Sense é o responsável pela nova central de controle do sistema. Na prática, ele nada mais é do que um app nativo com alguns recursos extras. As configurações podem ser acessadas através de um ícone próprio.

* Player de Áudio

Nos três sistemas operacionais é possível organizar as músicas por gênero, álbum, artistas, nome e também criar playlists. No caso do Android, é comum cada fabricante incorporar seu player de áudio específico, com funções próprias.

* Loja

Para acessar qualquer uma das três lojas (Google Play, App Store ou a “Loja da Microsoft”) você precisa ter uma conta cadastrada nesses serviços. Depois disso, é possível baixar ou comprar apps. Neste último caso, é necessário ter um cartão de crédito. A diferença aqui se dá basicamente pela quantidade de aplicativos disponíveis nas lojas. De acordo com a Forbes, a Google Play conta com 800 mil apps, a App Store com 1,5 milhões e a loja da Microsoft com 160 mil opções. Neste caso, não é raro usuários do WP não conseguirem encontrar aplicativos comuns atualmente, como o Instagram.

* Teclado

Os três sistemas têm teclados com suporte ao idioma português e recursos de autocompletar e também autocorreção. Nos aparelhos com Android existe um recurso chamado swype, através do qual é possível digitar apenas deslizando os dedos sob as teclas. Na prática, no entanto, não é muito fácil o sistema acertar as palavras.

* Chamadas e Mensagens

De um modo geral, os três sistemas operacionais listam as chamadas recebidas e efetuadas, permitem o cadastro de números favoritos, grupos de contatos, agrupam as mensagens em conversas e disponibilizam atalhos para efetuar uma chamada rapidamente para os contatos cadastrados.
Chamadas e mensagens são acessados por ícones diferentes nos três sistemas. O iOS se destaca aqui por conta do app iMessage, que trás alguns recursos interessantes: as mensagens são de graça entre aparelhos usando iOS via conexão wi-fi e o fundo da mensagem fica azul quando ela é gratuita e verde quando ela é paga (sms).

* Notificações

Android e iOS mostram informações como compromissos agendados, notificações de redes sociais, chamadas perdidas, etc. O iOS divide as notificações em três grupos: Hoje, Todas e Perdidas.
No WP não existe uma central de notificações. Geralmente os próprios widgets são responsáveis por mostrar informações variadas, basta configurá-los.

* Tela de Bloqueio

Os três sistemas mostram informações básicas na tela de bloqueio, como nível da bateria, intensidade do sinal wi-fi, data e hora, etc. iOS e WP permitem o bloqueio/desbloqueio da tela apenas através de uma senha numérica. No caso do Android há outras opções além da senha numérica, como ligação de pontos, senha alfanumérica e até reconhecimento facial.

* Tela Inicial

No Android e no iOS a disposição dos ícones na tela inicial é praticamente a mesma: eles são mostrados de maneira uniforme em linhas e colunas. É possível alterar os ícones de lugar ou removê-los. No caso do Android, também é possível adicionar widgets que deixam a tela inicial bem customizada. O WP possui as chamadas live tiles, que podem ser personalizadas com diversos tamanhos, cores e posições.

By: Anderson Lima

Deixe um comentário